Encenação, Cenografia e Figurinos

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Nascido no Porto, concluiu a Licenciatura em Estudos Teatrais/Interpretação ESMAE, o Curso de Encenação de Opera da F.C. Gulbenkian e o Curso Profissional de Artes Visuais da Soares dos Reis. Possui uma carreira premiada como encenador, cenógrafo e figurinista e um percurso de docente extenso em disciplinas ligadas ao teatro, teatro musical e ópera, tendo lecionado em Portugal, Inglaterra, França e Dinamarca. Entre 2004 e 2011, trabalhou regularmente com a companhia Teatro de Marionetas do Porto, como assistente de encenação, figurinista e designer gráfico.

Atualmente, trabalha para a Royal Opera House – Londres como encenador freelancer, tendo desempenhado função permanente entre 2011 e 2013. Para a ROH, criou encenações para os palcos principal e secundário inseridas no programa de jovens artistas, recebendo excelentes críticas da imprensa inglesa, destacando-se a do jornal The Times, que carateriza a sua produção de Montsalvatge – El Gato Con Botas como “hipnotizante”. Foi assistente dos maiores encenadores mundiais como Kasper Holten, Robert Carsen, Laurent Pelly, Danielle Abbado, John Copley, John Fuljames e Jonathan Kent. Até 2017, foi assessor nos Off West End Awards, nomeando espetáculos e artistas para os OFFIES, que premeiam o que de melhor se apresenta nos teatros londrinos.

Das suas mais recentes produções destacam-se espetáculos onde é encenador e, por vezes, também, designer: An Account Of The State Of That Place, projeto vencedor do TW Puppetry Festival; A Paixão, no CCVF; Goldilocks & The Three Pigs, para a Opera Story; o musical A Caminho, para a AMDG; La Cambiale di Matrimonio e Elisir d’Amore, para a All’Opera; Fígados de Tigre, para a CT4V; O Fantasma da Ópera em Concerto, no Coliseu do Porto e Campo Pequeno. Nos projetos para 2020 encontram-se a encenação de António Marinheiro de Santareno, para a CT4V, a reposição da La Traviata, para a ROH, e a primeira apresentação integral do musical Evita de A. L. Webber em Portugal. + info: http://www.stagedirector.net