coreografia

Sofia Loureiro

Sofia Loureiro

Natural do Porto, Sofia Loureiro iniciou os estudos de Ballet Clássico aos 6 anos, no Centro de Dança do Porto. Mais tarde, frequentou a Academia de Bailado Clássico, Pirmin Treku, onde concluiu o último grau, Avançado II do método Cecchetti.
Em 2006, após lhe ter sido concedida uma bolsa de estudo por mérito, continuou os seus estudos de dança em Inglaterra, frequentando o curso “National Diploma in Professional Dance” na Northern Ballet School, em Manchester, que concluiu, com sucesso, em 2009.

A partir de 2009, integrou várias produções de Ballet Contemporâneo, Performance, Ópera e Teatro Musical, de onde se destacam “Peter Pan” (Coliseu do Porto), “Annie” de Filipe La Féria (Teatro Rivoli), “Blast Dance Show” (Casino do Estoril); “Drácula” e “Soliloquy – About Wonderland” (Bucarest National Opera), pela Vortice Dance Company; “Début” pela Inestética Companhia Teatral (Palácio do Sobralinho); “Cabaret Pigalle” (Teatro da Comuna); “O Feitiçeiro da Neve” (Teatro da Malaposta); “Um Sonho de uma noite de Verão” pela Lisbon Film Orchestra (Tivoli), “Popota a Rainha da Pop” pela UAU (Campo Pequeno), “Uma Nêspera no Cú, O Musical” pela Força de Produção (Coliseu Porto e Lisboa).

Pelo Teatro Nacional de São Carlos, integrou os espetáculos “Carmen de Bizet”, “Traviata”, “Rigolleto”, “Trovatore”, “A Flowering Tree” e “Alceste”. Paralelamente, realizou ainda inúmeros trabalhos na área da dança comercial e publicidade, tanto a nível nacional como internacional, destacando-se “Truth ou Dare” de Shakira,“The Voice Portugal” by Move It e “UEFA Champions Festival” em Milão. Foi ainda parte integrante dos “Legacy Professional Dancers”. Entre 2016 e 2018, foi coreógrafa do Teatro Independente de Oeiras e, recentemente, coreografou o Musical “A Caminho”, com encenação de Pedro Ribeiro. Atualmente é artista residente do Beco Cabaret Gourmet, conceito José Avillez, e faz parte do elenco do musical “Chicago”, de Diogo Infante.